sexta-feira, 16 de maio de 2014

Oswald von Wolkenstein

Oswald von Wolkenstein

Nascido em 1377, Oswald von Wolkenstein foi um compositor e poeta austríaco, além de diplomata sob o império de Sigismund I (Sigismund von Luxemburg) da dinastia Meinhardiner (ale. Grafen von Görz; ing. House of Gorizia). Como diplomata, ele viajou por diversos territórios, alcançando até mesmo a Geórgia (conforme retratado em "Durch Barbarei, Arabia"). Inclusive, tornou-se membro da Ordem do Dragão (lat. Societas Draconistarum; ing. Order of the Dragon), uma ordem monárquica de caráter cavaleiresco constituída por um grupo selecionado da nobreza.

Sua vida foi narrada detalhadamente em muitos documentos, especialmente devido às suas músicas autobiográficas. Sabe-se, por exemplo, que:

  • Oswald perdeu um olho durante um carnaval em Trostburg.
  • Quando tinha 10 anos, ele saiu de casa para explorar o mundo (atitude que não era comum entre jovens da nobreza) e acabou sendo tomado para prestar serviços bélicos na França, Espanha, Itália, países eslavos e nórdicos, e até mesmo na Ásia. Sua jornada é descrita em sua obra "Es fügt sich". Ele retornou somente por volta de 1400, provavelmente por causa da morte de seu pai.
  • Em 1407, ele e seus dois irmãos, Michel e Lienhard, compartilharam a herança. Daí em diante, ao que parece, Oswald tentou estender seus domínios à força e às custas dos outros.
  • Em 1415, ele prestou serviços ao rei Sigismund (posteriormente, em 1433, imperador), o qual integrou o poeta no Concílio de Constança (ing. Council of Constance), evento realizado com o objetivo de acabar com o Cisma Papal (crise religiosa que ocorreu na Igreja Católica de 1378 a 1417).
  • Entre 1421 e 1427, Oswald se envolveu em uma série de conflitos com proprietários de terra. Foi preso duas vezes por seu comportamento agressivo.
  • De 1430 até 1432, ele voltou a se envolver com política, atendendo ao Concílio de Basel (ing. Council of Basel). Depois disso, Oswald retornou às suas posses e desistiu de escrever música e poesia.
  • Morreu em 1445 na Itália, tendo sido enterrado no monastério de Neustift, local que ele ofereceu considerável assistência durante sua vida.

Monastério de Neustift, Itália.

No que concerne à sua relevância artística, a contribuição de Oswald von Wolkenstein para a produção literária de sua época reside na revolução que ele provocou na tradição alemã. Ele combinou a metrificação, a qual ele construía pautada no modelo francês, com a característica arrítmica do Minnesang (as rimas não eram contínuas; sempre se desenvolvia uma nova construção rítmica a cada verso). Além disso, ele também contribuiu para o aperfeiçoamento da música polifônica, iniciada pelo Monge de Salzburgo (ing. Monk of Salzburg). Assim, Oswald possibilitou a criação de um padrão para as músicas germânicas.

Memorial de Oswald von Wolkenstein na parede da catedral de Brixen, Itália.


Reproduções:


Oswald von Wolkenstein - "Durch Barbarei, Arabia" (Andreas Scholl)

Oswald von Wolkenstein - "Es fügt sich" (Andreas Scholl)

Oswald von Wolkenstein - "In Suria ein braiten hall"

Oswald von Wolkenstein - "Nu rue mit sorgen" (Ensemble für frühe Musik Augsburg)

Oswald von Wolkenstein - "Ich spür ayn Tyer" (Conjunto de Câmara de Porto Alegre)

Oswald von Wolkenstein - "Her wiert uns dürstet" (Conjunto de Câmara de Porto Alegre)

Oswald von Wolkenstein - "Vil lieber grüsse süsse" (Ensemble für frühe Musik Augsburg)

Oswald von Wolkenstein - "Ain graserin" (Ensemble für frühe Musik Augsburg)

Oswald von Wolkenstein - "Nu huss - Pack zu!" (Bärengänsslin)

Oswald Von Wolkenstein - "Do Fraig Amors"

Oswald von Wolkenstein - "Herz, mült, leib, sel" (Andreas Scholl)

Oswald von Wolkenstein - "Ain tunckle farb" (Wilfrid Jochims)

Oswald von Wolkenstein - "Wach auf mein Hort" (Windsheimer Schulmassder)


Fonte:


hoasm.org

de.wikipedia.org

en.wikipedia.org

findagrave.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário